Valencia x Real Madrid é interrompido por racismo contra Vinicius Junior

Valencia x Real Madrid é interrompido por racismo contra Vinicius Junior

Novo caso ocorre menos de um mês após a Ministra da Igualdade Racial Anielle firmar acordo de combate ao racismo com o governo da Espanha

O jogador brasileiro Vinicius Junior, atacante do Real Madrid, foi alvo de oito dos nove casos de racismo denunciados pela LaLiga nesta temporada, segundo o presidente da organização, Javier Tebas Medrano. Neste domingo, mais um caso foi registrado, a partida Valencia X Real Madrid pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol foi interrompida ao segundo tempo por gritos racistas.

Já havia sido possível ouvir alguns gritos de “mono” (macaco, em espanhol) ao longo do jogo. Mas a situação foi ao ápice aos 24 minutos do segundo tempo. Vinicius Junior foi atrapalhado por uma segunda bola dentro de campo. O atacante do Real Madrid reclamou sobre com a arbitragem, e parte da torcida mais perto do gol do Valencia o atacou fortemente com xingamentos racistas. Vinicius puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar o torcedor que havia identificado, mas nada foi feito.

Vinicius Junior reclama de racismo por parte da torcida do Valencia — Foto: Getty Images

O sistema de som do Mestalla (estádio que sediou o jogo) emitiu dois avisos: um de que a partida tinha sido paralisada por conta do ato racista, e o segundo de que ela só voltaria caso os xingamentos fossem encerrados. Foram cerca de oito minutos entre o início da confusão da segunda bola em campo, passando pela denúncia de racismo, até a retomada do jogo.

A partida continuo, até que por volta dos 48 minutos do segundo tempo, o goleiro Mamardashvili partiu para cima de Vinicius Junior. Os dois ganharam cartão amarelo, até então.

Vinicius Junior discute com Mamardashvili durante o jogo entre Valencia e Real Madrid — Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A briga se estende, o atacante Hugo Duro deu um mata-leão no brasileiro, segurando-o pelo pescoço. Ao conseguir sair da agressão, Vinicius acertou o rosto do adversário. O Var foi acionado, resultando na expulsão de Vini Jr. O jogador saiu do campo revoltado, aplaudindo e fazendo gesto com o número 2, em referência ao risco de rebaixamento do Valencia. Sendo acalmado e escoltado pelos seus parceiros do Real Madrid.

Posicionamentos

Vinicius Junior postou em seu Twitter desabafando sobre a calamidade “Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”

Recebendo apoio de amigos e torcedores nos comentários e em posts no Instagram.

Criado no Flamengo, o Clube de Regatas postou também uma nota de repúdio e apoio ao jogador.

O Real Madrid se posicionou com uma nota em seu site oficial, além do presidente do Real Madrid reunir-se com o brasileiro para mostrar o seu apoio e carinho, para o informar de todas as diligências que estão a ser tomadas na sua defesa e para confirmar que o clube irá até às últimas consequências face a tal uma situação repugnante de ódio ( Postado no Twitter do time ).

O Presidente da La Liga, Javier Tebas Medrano, se posicionou atacando o jogador nas redes sociais, sem explicar ou se quer lamentar pelo acontecido.

 

“Já aqueles que não deveriam explicar para você o que é e o que pode fazer @LaLiga em casos de racismo, tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou . Antes de criticar e insultar @LaLiga, é preciso que você se informe bem @Vinijr. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos.”

O jogador respondeu a publicação, recebendo novamente o apoio do público. “Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove.” postou em seu Twitter.

La Liga

A liga, até o momento não se posicionou oficialmente.

A logo do campeonato Espanhol foi relacionada a Ku Klu Kan, montagens foram feitas e divulgadas, principalmente pelo brasileiros, que se encontram revoltados com toda a situação.

*Por Brenda Beheraborde sob supervisão de Olímpio Bisneto 

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )