Prefeito de 65 anos se casa com adolescente de 16

A prefeitura afirmou que não comenta sobre a vida pessoal do político

Reprodução

 

Hissam Hussein Dehaini, prefeito de Araucária (PR), se casou em abril com uma adolescente de 16 anos, ex-miss teen da cidade. O político ainda nomeou a mãe e a tia da jovem à cargos comissionados dentro da gestão municipal. Os 59 anos de diferença entre o casal e a indicação de familiares da primeira-dama resultaram em críticas nas redes.

Em nota, a prefeitura da cidade afirmou que se manifesta apenas em casos de excessos relacionados à vida pública dos funcionários e que não comentará o assunto. Quanto à indicação de Marilene Rode, sogra de Hissam, a prefeitura afirmou que a servidora reúne as condições necessárias para o exercício do cargo.

A lei no Brasil define que, a partir dos 16 anos de idade, com o consentimento dos pais, é permitido casar-se. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, órgão mundial de proteção à criança e ao adolescente, considera casamento infantil a união, formal ou informal, antes dos 18 anos de idade.

Segundo relatório do órgão, uma em cada quatro meninas da América Latina se casa antes dos 18 anos. No Brasil, entre 2014 e 2018, 181,7 mil menores de idade se casaram, sendo 93% meninas.

 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

 

Informamos que a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), no estrito cumprimento do que determina a legislação municipal, apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante. Logo, não se enquadrando o presente questionamento na premissa acima, desde já, informamos que esta SMCS não se manifestará sobre o assunto.

Sobre o questionamento acerca da nomeação de Marilene Rode, até então diretora geral da Secretaria de Educação, para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo (SMCT), em 14/04, informamos que a decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção, inclusive nesta Municipalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (2 )