Ministro Flávio Dino se reúne com autoridades para melhorar a segurança nas escolas

Ministro Flávio Dino se reúne com autoridades para melhorar a segurança nas escolas

Na manhã da última terça-feira (18), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve presente em reunião organizada pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir com autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ações integradas para prevenir a violência nas escolas do país.

Na ocasião, o ministro Flávio Dino enfatizou a importância da união entre os poderes, segurança pública e família para garantir a segurança de crianças e adolescentes.

“Nenhum de nós sozinhos, sozinhas conseguiremos combater o fluxo terrível dos discursos de ódio na internet, por isso, como ministro de Estado da Justiça, a minha primeira palavra, sob a orientação do presidente Lula, é de que todos nós e todas nós estejamos juntos mobilizando toda a sociedade, desde os municípios aos estados, com campanhas publicitárias, mas campanha que envolvam as famílias, o núcleo básico de estruturação de uma cultura de paz e dos direitos humanos”, ressalta ministro.

Reprodução: internet

Além disso, o ministro Flávio Dino enfatizou que, por determinação do presidente, o “foco na internet” é fundamental para garantir a sua regulamentação e, assim, assegurar o não surgimento de novos ataques: “É falsa a ideia que fiscalizar e regular a internet é contrária à liberdade de expressão. Não é possível preservar liberdade de expressão sem regulá-la, para que ela não seja exercida de modo abusivo”, ressalta Flávio Dino.

Por meio das operações integradas entre o Ministério da Justiça, polícias federal, estaduais e guardas municipais, após o ataque de Blumenau (SC), no dia 6 de abril, foi possível realizar uma série de medidas de prevenção, com fiscalização e monitoramento de redes sociais, bem como a criação de plataforma no site do MJSP para acolher denúncias sobre possíveis casos de ataques em escolas.

Segundo relatório apresentado pelo Ministério da Justiça de São Paulo, houve uma queda de denúncias nos dois últimos dias. Um dia depois do ataque de Blumenau (SC), tinha-se uma média de 400 denúncias por dia, chegando depois a uma média 1700 denúncias por dia, e agora, nos últimos 2 dias houve uma queda de 170 denúncias por dia, envolvendo também denúncias no site e na identificação de perfis na internet.

No encerramento da reunião, o presidente Lula enfatizou a necessidade de levar o debate sobre a violência nas escolas para o âmbito familiar da sociedade brasileira. “Precisamos levar em conta a necessidade de educar os pais, porque a família precisa estar envolvida neste processo”, disse Lula.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )