Hospital de Base do DF é alvo de criminosos
O Hospital foi furtado na madrugada desta terça-feira (18). De acordo com a direção do da unidade de saúde, os criminosos entraram no local que é referência no Distrito Federal e levaram quatro aparelhos essenciais para a rede pública da capital do país. Os Criminosos furtaram os únicos três duodenoscópios do Hospital de Base. Os equipamentos são usados para exame de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), necessário à verificação de vias biliares e pâncreas. Os aparelhos também servem para desobstruir vias do fígado quando o paciente apresenta pedras ou tumores no órgão.
Os bandidos também levaram um colonoscópio, equipamento usado para avaliação do cólon – a parte final do intestino. O aparelho é essencial para rastreio de câncer nesse órgão e avaliação de casos de pacientes que apresentam sangramento e diarreia.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), responsável pela administração do Hospital de Base, confirmou que houve furto dos quatro aparelhos.
A Polícia Civil do DF, investiga o caso.