Festival Haynna e Os Verdes promove artistas periféricos em line up diverso
Em sua quarta edição, o evento terá Letícia Fialho, Fillipe Costta, Martinha do Coco e muito mais!
Haynna e os Verdes. Foto: Thaís Mallon
Entre os dias 13 e 14 de maio, o Complexo Cultural Samambaia (Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01) recebe a 4ª edição do Festival Haynna e os Verdes. Na variada programação, estão artistas como Letícia Fialho, Fillipe Costta, Martinha do Coco e muito mais! Como o próprio revela, a produção e criação do evento é da artista Haynna, que também é a vocalista e compositora da banda brasiliense Haynna e os Verdes e sendo assim, também um dos artistas do line up.
Desde o começo do projeto a grande meta é levar música e cultura para outras áreas do Distrito Federal, saindo do óbvio espaço que é o Plano Piloto, onde ocorrem grande parte dos eventos da cidade. O Festival Haynna e os Verdes segue para duas cidades cheias de cultura, mas que não tem o mesmo reconhecimento como espaços culturais, Samambaia e Ceilândia. A próxima edição que ocorre no segundo semestre será na maior cidade do Distrito Federal.
“O nosso objetivo principal é descentralizar o acesso à cultura. Subverter a lógica plano-pilotista. Mostrar que Brasília tem mais a oferecer. O contato sistemático da população periférica com produções independentes, com as mais variadas expressões artísticas contribui para a conscientização e formação de senso crítico, favorece a socialização e melhora a qualidade de vida. A ideia é proporcionar uma experiência diversificada de consumo e fruição cultural, enriquecer a cena local, valorizando profissionais do segmento da cultura”, comenta Haynna.
Letícia Fialho. Foto: Thaís Mallon
Sendo assim, a programação também é diversificada. Um dos destaques da programação a artista Letícia Fialho traz um compilado de sucessos da carreira com músicas do discos “Maravilha Marginal” (2018), “Purpurina Anzol” (2019) e do EP “Carta de Fogo” (2022), com uma MPB suingada, Letícia que é cantora, compositora e instrumentista tem ganhado destaque na cena independente brasileira. Guiada pela ancestralidade e atravessada pela vivência quente dos subúrbios, pela magia boêmia das ruas e madrugadas, pelo gosto por soltar pipa e pela tendência a ralar joelhos, Letícia tece suas canções unindo palavra e música pela linha fina da sensibilidade. Para conhecer: “Corpo e Canção”.
Outro destaque é para a pernambucana Martinha do Coco, há 30 anos moradora do Paranoá, a artista trabalhava desde cedo como empregada doméstica para ajudar no sustento da casa. Aos 17 anos foi trabalhar na casa de uma musicista, que lhe deu condições de retomar a paixão pela música, adormecida pelos anos duros de trabalho na nova capital do país. Hoje, Martinha do Coco é a artista popular de maior expressão do Paranoá e resgata em seu trabalho autoral a cultura musical do Nordeste com o coco, o maracatu e a ciranda. Em 2013 recebeu do Minc o título de Mestra Popular. Martinha do Coco representa o resgate da cultura nordestina com a cara do cerrado.
O rapper, MC, compositor e produtor cultural, Fillipe Costta, cria da Samambaia, iniciou a carreira em 2015, mas antes disso, já fazia campeonatos de skate e shows na cidade com os amigos e Foi quando começou a rascunhar suas primeiras letras em que trata da dura realidade vivida por ser uma Pessoa com Deficiência e da periferia.
“Queremos realizar um festival com uma programação diversa, com abertura para acessibilidade, inclusão, inovação e variedade de artistas participantes promovendo o protagonismo de mulheres, pessoas negras, periféricas e LGBTQIAP+ . A ideia é projetar o trabalho dessas atrações em espaços de fala, refletir sobre um cenário mais equilibrado e representativo, desconstruindo preconceitos”, reflete Haynna.
Como anfitriões do festival, a banda Haynna e os Verdes toca nos dois dias do evento fechando a programação, que ainda terá DJ Ketlen, Tonhão Nunes, Ricelly Lopez, DJ Kajú Anna Moura e Júlia Nara. Formada em 2013, atualmente, a Haynna e Os Verdes é integrada, por Haynna (vocais), Ricelly Lopez (guitarra), Rian Sodré (baixo), Jhonata Morais (bateria) e Daniela da Silva (teclado) e no palco apresenta canções do álbum homônimo lançado em 2018, além de novas canções e versões.
A quarta edição do Festival Haynna e os Verdes foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal.
4ª edição Festival Haynna e os Verdes
Programação:
Dia 13
Apresentação: Medro
DJ Ketlen
Tonhão Nunes
Ricelly Lopez
Fillipe Costa
Letícia Fialho
Haynna e Os verdes
Dia 14
Apresentação: Meimei
DJ Kajú
Anna Moura
Júlia Nara
Martinha do Coco
Haynna e Os verdes
Data: 13 e 14 de maio de 2023
Horário: a partir das 17h
Local: Complexo Cultural Samambaia (Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, Samambaia – DF)
Entrada Gratuita
Livre para todos os públicos
Mais informações: https://www.instagram.com/festivalhaynnaeosverdes/