Exposição “Atrás da Grande Muralha: Nova Arte Chinesa e Brasileira” terá visita guiada com deficientes visuais

Exposição “Atrás da Grande Muralha: Nova Arte Chinesa e Brasileira” terá visita guiada com deficientes visuais

A iniciativa busca a inclusão deste público e o grupo poderá tocar as obras da artista Dulce Schuck Shunck, criadas para possibilitar uma experiência tátil dos visitantes

A Exposição “Atrás da Grande Muralha: Nova Arte Chinesa e Brasileira” vai receber nesta sexta-feira (20/05), às 14h, um grupo de deficientes visuais da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV). A exposição está no Museu de Arte de Brasília (MAB) e o objetivo do curador da mostra, Clay D´Paula, é a inclusão desse público, que praticamente não tem a oportunidade de participar dos projetos culturais da cidade.

As obras produzidas pela artista de Brasília Dulce Schuck Shunck foram criadas para possibilitar uma experiência tátil para pessoas com deficiência visual, ampliada por um audioguia. A visita guiada contará com a participação da artista e do curador da mostra Clay D´Paula.

“Com a possiblidade de tocar as obras, os visitantes entram em uma nova dimensão. A experiência permite o sentir das linhas, das formas e contornos das obras de arte com as mãos. Isso torna o meu trabalho mais inclusivo, oferecendo oportunidades para esse público que muitas vezes são deixados de lado em projetos de arte”, esclarece ela.

Entre as obras que podem ser tocadas está a Caliandra, uma planta nativa do cerrado brasileiro, que pode atingir até quatro metros de altura. Suas flores surgem na primavera e no verão.

Áudioguia

Além de tocar as obras de arte, os visitantes podem apreciar a exposição por meio de um audioguia, criado especialmente para a mostra. A jornalista Cleide Lopes da EBC e o curador da mostra Clay D´Paula Paula narram obras chaves que contribuíram para a criação do conceito geral da exposição.

O acesso a essa experiência é obtido por QR Codes, colocados ao lado das obras. São 10 faixas que trazem informações sobre a coleção exposta e algumas delas com sonoras dos próprios artistas.

Para uma experiência mais ampla é recomendado que o visitante leve o fone de ouvido de casa.

 

Serviço:
Visita guiada ABDV Exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira”
Data: 20 de maio
Museu de Arte de Brasília (MAB)
Funcionamento: Todos dias, exceto terça, das 10h às 19h.
Endereço: SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )