Drag’s Ursula Up e Andyva Divã refletem sobre inclusão e preconceito em peça que estreia em setembro

Drag’s Ursula Up e Andyva Divã refletem sobre inclusão e preconceito em peça que estreia em setembro

Patrocinado pelo FAC, espetáculo “Conversa de Drag’s” será apresentado, em outubro, em escolas da rede pública no Paranoá, Varjão e São Sebastião. Antes, o público poderá conhecer o trabalho em apresentações no teatro Paulo Autran do Sesc de Taguatinga Norte

Que o mundo precisa ser mais inclusivo e que a arte pode ser um instrumento para levantar esta discussão na sociedade, não há dúvidas. Com a proposta de horizontalizar esta reflexão, de modo lúdico, por meio do teatro, nasceu o espetáculo “Conversa de Drag’s”, com direção de Mônica Gaspar; dramaturgia e cenário de Lurdinha Danezy; e a participação de dois atores brasilienses: Lucio Piantino, a Ursula Up, drag queen, gay e pessoa com Síndrome de Down; e Andy Souza, a Andyva Divã, drag queen, mulher trans e travesti.

O espetáculo entra na programação do Teatro Paulo Autran, do Sesc de Taguatinga Norte, de 19 a 21 de setembro, sempre às 19h.

Na sequência, em outubro, “Conversa de Drags” segue com apresentações gratuitas em escolas públicas do Paranoá, Varjão e São Sebastião, sob o patrocínio do Fundo de Apoio à Arte e Cultura do DF (FAC), do Governo do Distrito Federal.

Com classificação etária de 14 anos, a dramaturgia propõe uma reflexão sobre a importância do  respeito à diversidade a partir do diálogo de duas drag’s queens, uma com Síndrome de Down e outra uma mulher trans e travesti, durante um programa de entrevistas. “Conversa de Drag’s” traz o tema de uma maneira leve, com pitadas de humor, danças, história Drag e interação com o público. “Então, preparem-se para uma explosão de brilho, risadas e conhecimento! ‘Conversa de Drag’s’ é uma entrevista hilariante que desafia preconceitos e celebra a liberdade”, resume a diretora do espetáculo, Mônica Gaspar.

“Dirigir  um espetáculo sobre o universo das pessoas LGBTQIAPN+, com dança, música e conversas com estudantes e com o público sobre gênero e sexualidade  é uma forma de refletir sobre preconceitos e celebrar a história e a arte das Drag Queen’s”, afirma a diretora da Cia Diversos Dias, que já dirigiu Lucio Piantino nos espetáculos “Diversos dias”, “O improvável amor de Luh Malagueta e Mc Limonada” e “Somos como somos e não cromossomos”, todos encenados também com o apoio do FAC, em anos anteriores.

Para Lurdinha Danezy, que assina o texto e a cenografia de “Conversa de Drag’s”, a proposta é uma reflexão sobre diversidade e preconceito.  “Precisamos refletir sobre nossas posturas diante do outro que, por ser diferente de nós, pode provocar, em algumas pessoas, reações de exclusão e preconceito. O texto mostra que o preconceito também pode vir de quem é vítima dele, o que mesmo não sendo coerente, é muito comum. Esta é a realidade que vivemos hoje em nossa sociedade. Precisamos falar sobre isso”, reflete Danezy.

Sobre os Artistas

 Lucio Piantino é ator, artista plástico, dançarino e palhaço que vem atuando no mercado de arte de Brasília, desde 2008. O fato de ser uma pessoa com síndrome de Down que ocupa espaços inimagináveis, torna Lucio uma referência e uma inspiração para muitas pessoas com deficiência que são excluídas dos ambientes sociais e culturais em decorrência das suas deficiências. Lucio já atuou no espetáculo Diversos dias que deu origem à atual companhia do mesmo nome que já promoveu os espetáculos protagonizados por ele, a saber: O improvável amor de Luh Malagueta e Mc Limonada, Somos como somos e não cromossomos, primeiro espetáculo solo protagonizado por um ator com Síndrome de Down e agora Conversa de Drag’s, onde divide o palco com a atriz Andy Souza. Lucio também se destaca como palhaço no espetáculo Xaxará e Limonada em A aula de Mágica com o renomado ator e palhaço Luciano Astiko.

Andy Souza é multiartista, arte-educadora e produtora cultural. Iniciou o seu trabalho em 2010, no tradicional Espaço Galleria, palco que conta a história LGBTQIA+ do Distrito Federal (DF) e Entorno. Andy foi responsável pelos conceitos estéticos até a produção executiva de festas da Safada Madrinha Produções, criada por ela, no mesmo ano. Andy desde o início também exerce as funções de DJ e Performer Queer.   Em 2020 finalizou a graduação de licenciatura em Artes Cênicas, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Durante o processo acadêmico, se envolveu em produções teatrais e outros nichos culturais do DF. Seus trabalhos técnicos com iluminação, cenografia e dramaturgia, na Fundação Brasileira de Teatro, tiveram início em 2015. No mesmo ano, criou a sua DRAG Andyva Divã, uma personagem que se considera filha de Dulcina de Moraes e reivindica todo o patrimônio roubado de sua mãe. Com a Andyva fez trabalhos como apresentadora e atriz em projetos do audiovisual e em eventos diversos. Participou de diversos coletivos e projetos artísticos no DF e Entorno.

FICHA TÉCNICA

Ator: Lucio Piantino

Atriz: Andy Souza

Diretora: Monica Gaspar

Dramaturga e cenógrafa: Lurdinha Danezy

Atriz e contrarregra: Joana Piantino

Figurinista: Sandra Lima

Iluminadora: Ana Quintas

Sonoplasta: Anna Moura

Assessoria de Imprensa: Proativa Comunicação

Espetáculo Conversa de Drag’s

Local: Teatro Paulo Autran Sesc Taguatinga

Data: 19, 20 e 21 de setembro

Horário: 19h

Faixa etária: 14 anos

Ingressos: Inteira R$ 20,00 – Meia R$10,00

Patrocínio: FAC

Apoio: SESC

Em outubro o espetáculo será apresentado em escolas do Paranoá, São Sebastião e Varjão.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )