DF precisa aumentar número de doações de leite materno

DF precisa aumentar número de doações de leite materno

O estoque de leite materno precisa aumentar no DF. Doe um pouquinho do seu leite e salve vidas.

Brasília fechou 2022 com saldo positivo para doação de leite materno. No ano passado, 7.160 mulheres participaram da rede de solidariedade e ajudaram a nutrir quase 15 mil crianças. O resultado foi bastante positivo, entretanto, ainda foi um desempenho 4% menor do que em 2021. De acordo com a secretaria de saúde do distrito federal, mensalmente, cerca de 200 bebês são internados nos hospitais públicos e precisam ser alimentados com leite materno.

A secretaria de saúde indica que os bancos e postos de coleta de leite humano têm a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno e ainda fazer a coleta, o processamento e a distribuição do leite humano. Contudo, apesar de serem essenciais, o estoque do distrito federal precisa da atenção da população. De acordo com a rede global de bancos de leite humano, um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

Segundo o ministério da saúde, o brasil possui a maior e mais complexa rede de banco de leite humano do mundo. O órgão ressalta que o programa é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das américas, Europa e África, estabelecida por meio da agência brasileira de cooperação. No distrito federal, os bancos de leite da rede pública de saúde possuem a certificação de “padrão ouro”, classificação concedida pelo programa internacional ibero-americano de bancos de leite humano. A capital é reconhecida como uma das melhores redes devido a sua estrutura, materiais de insumo, apoio institucional do governo local e coleta domiciliar realizada pelo corpo de bombeiros militar do distrito federal.

E você mamãe que quer se tornar uma doadora e dividir o seu leite materno, pode fazer o cadastro ligando no disque saúde no número 160 e digitar a opção 4. Ou, pelo site amamentabrasilia.saude.df.gov.br.

 

FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/parceiros/gdf/2023/02/5075765-estoque-de-leite-materno-precisa-aumentar-no-df.html

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )