A falta de atividade física pode levar ao desenvolvimento de várias doenças

A falta de atividade física pode levar ao desenvolvimento de várias doenças

Com que frequência você pratica alguma atividade física? Você é sedentário ou não? Este mês é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o relatório da OMS, até o ano de 2030, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à falta de atividade física.

Uma pesquisa feita pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no Distrito Federal mostrou que, em 2021, 71,74% dos adultos estavam acima do peso ou obesos, contra 55,2% dos idosos. Entre os adolescentes, esse total chega a 36,84%, enquanto que entre as crianças acima de 5 anos, chega a 33,42%.

Pesquisadores relatam que o aumento de peso é um movimento que tem ocorrido em todo o Brasil. Como a obesidade é uma doença multifatorial, com causas biológicas, como a má alimentação e o sedentarismo, um estudo da Universidade de Cambridge revelou que apenas 11 minutos de atividade física por dia podem evitar 10% de mortes prematuras. Esse tempo equivale a 75 minutos por semana.

Mover-se mais e permanecer menos em comportamento sedentário é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde, independentemente da idade, sexo e condicionamento físico atual. Quanto mais cedo a prática da atividade física é iniciada e se torna um hábito na vida, maiores são os benefícios.

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )