Foi lançada a campanha de vacinação bivalente da Pfizer na UBS 1 do Guará
A unidade de saúde básica UBS 1, no Guará, foi o local de lançamento da campanha movimento nacional pela vacinação, do governo federal, nesta segunda-feira 27. O evento contou com a participação do atual presidente da república, da governadora em exercício, Celina Leão e a secretária de estado Lucilene Florêncio.
A iniciativa visa ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no sistema único de saúde SUS, e sua primeira etapa marcando a inauguração da vacina bivalente contra a Covid-19. Lembrando que a aplicação da dose bivalente da Pfizer já foi iniciada na Capital federal.
O imunizante estará disponível em 84 unidades básicas de saúde, com funcionamento das 8h às 17h e em um drive-thru
Inicialmente pessoas com 70 anos ou mais e outros grupos específicos como pessoas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas ribeirinhos e quilombolas.
No DF aproximadamente 190 mil pessoas se enquadram nesses grupos. Para se imunizar é necessário levar documento de identidade e se possível o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação. A Pfizer Bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço.
Quem não tiver recebido a primeira e a ultima dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da secretaria de saúde. A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contras as cepas que surgiram depois, como a Ômicron. Para saber os locais de vacinação acesse: saúde.df.gov.br