Serviço de emergência da PMDF recebe 4 mil ligações diariamente
Quem precisa utilizar o serviço de emergência da Polícia Militar, o 190, não sabe que por trás da ligação existe uma equipe preparada para lidar com as mais diversas situações. Ao todo, são em média 4.470 ligações por dia. Somente em 2023, quase 322 mil ligações foram atendidas pela equipe do Copom. As ligações mais comuns no centro de operações da Polícia são de perturbação do sossego, totalizando quase 14 mil ligações apenas neste ano.
Com os constantes casos de ocorrências envolvendo mulheres, os atendimentos de violência doméstica se tornaram prioridades na equipe de serviço. O tenente coronel Almeida, chefe do Copom, explica que a tarefa da equipe é desafiadora, pensando sempre em servir a população. No mês de fevereiro, uma ligação com um pedido de pizza se tornou uma chamada de emergência. O coronel explica como os policiais agiram para identificar o pedido de socorro de uma vítima de violência doméstica.
O centro de operações da Polícia Militar do DF funciona 24 horas por dia e recebe em média 200 ocorrências por hora. Ele alerta que o serviço de atendimento é sério e conta com a ajuda de todos. E conta que a tarefa da equipe é árdua, sendo a prioridade sempre a população.
Por aqui, não faltam policiais com experiência. Tem os veteranos que ainda estão na ativa da PM e aqueles que já estão na reserva.
O sargento Gomes, por exemplo, está na corporação há 30 anos, ele que já é aposentado, atua como atendente do Copom. Ele é quem faz o primeiro contato com o solicitante.