Programa Educativo abre agendamento para visitas orientadas no Museu Vivo da Memória Candanga
O Programa Educativo Memória Candanga abre o agendamento para visitas mediadas destinadas a escolas públicas e particulares do DF no Museu Vivo da Memória Candanga.
A ação Memória Candanga visa estimular a sensibilização, a formação de público, a produção, a fruição e a difusão da história da construção da nova capital, o resgate de sua memória e de seu contexto cultural, por meio de atividades pedagógicas inclusivas que envolvam a mediação do conjunto arquitetônico e acervo, exposições, oficinas e ações.
O projeto Memória Candanga é realizado pelo Núcleo de Arte do Centro-Oeste (NACO), com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e apoio do Museu Vivo da Memória Candanga – (MVMC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC/DF) e Governo do Distrito Federal (GDF).
“O Museu Vivo da Memória Candanga é um espaço para que os brasileiros se reconectarem com um capítulo importante da história, a construção da capital que nasceu para ser Patrimônio Cultural da Humanidade, erguida por dezenas de milhares de homens e mulheres de todos os cantos desse país que fizeram esse território ser o mais diverso e plural do Brasil. As visitas para grupos e/ou com intérprete de Libras acontecem mediante agendamento, já o público espontâneo pode desfrutar da visita mediada aos sábados, às 10 e 14 horas.” Convida Carolina Palhares, Coordenadora do Programa Educativo.
“Memória Candanga é um projeto lindo. Nenhum museu local tem um espaço com um Programa Educativo como este e com uma equipe tão competente. Valeu a pena o esforço para emplacar a ação no Fundo de Apoio à Cultura do DF”. Celebra Eliane Falcão, gerente do Museu Vivo da Memória Candanga.
As solicitações de agendamentos para escolas podem ser efetuadas no link shre.ink/MemoriaCandanga
Sobre o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC):
O Museu Vivo da Memória Candanga é um lugar que preserva e valoriza a história e a cultura dos trabalhadores que construíram Brasília, a capital do Brasil. O museu se localiza nas antigas instalações do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, o primeiro hospital do novo Distrito Federal, que atendia os operários vindos de várias partes do país para erguer a capital. Esses trabalhadores eram chamados de candangos, um termo que hoje é usado com orgulho pelos brasilienses.
Era um conjunto de 23 edificações em madeira que permaneceu como complexo hospitalar e de apoio até 1974. Em 1985, pelo Decreto nº 9.036, o Governo do Distrito Federal instituiu o tombamento do conjunto de casas que resultou na restauração do espaço. Em 26 de abril de 1990, o local foi reaberto como Museu Vivo da Memória Candanga.
No museu, é possível ver objetos, fotos, documentos e depoimentos que contam como foi a vida dos candangos na época da construção de Brasília. O museu também promove oficinas de artesanato que mantêm viva a arte trazida pelos candangos. É um espaço de memória, educação e lazer para quem quer conhecer mais sobre a origem e as identidades de Brasília.
O museu é uma forma de homenagear e valorizar os candangos que contribuíram para a realização do sonho de Juscelino Kubitschek de construir uma nova capital no centro do país.
Regido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o Museu Vivo está localizado entre as Regiões Administrativas de Candangolândia e Núcleo Bandeirante.
Exposições Permanentes:
Poeira, Lona e Concreto
A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital
O Cerrado de Pau de Pedro
A Construção de Brasília: Fotos de Jankiel Gonczarowska
Candangos Pioneiros: Edson Porto e Ernesto Silva
Exposições Temporárias:
De arte e cultura nas casas da alameda e no pavilhão de exposições
Serviço: Memória Candanga – Programa Educativo do Museu Vivo da Memória Candanga
Endereço: Lote D – Setor Juscelino Kubitschek, Núcleo
Bandeirante, Brasília (DF)
Visitação: De segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.
Agendamentos para escolas: shre.ink/MemoriaCandanga
Site: www.cultura.df.gov.br/museu-
Informações: educativomemoriacandanga@
Instagram: @naco.arte