O musical Carmen, a Grande Pequena Notável chega ao palco do CCBB BRASÍLIA
No dia 24 de maio, quarta-feira, estreia na capital federal o musical “Carmen, a Grande Pequena Notável”. O espetáculo cumpre temporada de quinta a sábado, às 20h e domingo às 19h, no Teatro do CCBB Brasília. Aos sábados, sessões extras às 16h. No sábado, 10 de junho, às 16h, acontece uma sessão especial com tradução para Libras. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$15,00 (meia) e estão à venda na bilheteria física do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura. A classificação indicativa é livre.
Com a proposta de apresentar a trajetória de Carmen Miranda (1909-1955) para toda a família, o musical “Carmen, a Grande Pequena Notável”, dirigido por Kleber Montanheiro, já foi visto por milhares de pessoas, tendo sua estreia em 2018 no CCBB São Paulo, no contexto das comemorações aos 110 anos de Carmen Miranda.
Em cena, no papel de Carmen Miranda, a premiada atriz Amanda Acosta. O elenco ainda conta com a participação de Daniela Cury, Gustavo Rezende, Gabriella Britto, Jonathas Joba, Júlia Sanchez e Roma Oliveira, além dos músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Fernando Patau.
O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015).
Portuguesa radicada no Brasil, Carmen Miranda tornou-se um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Para contar sua história, a produção adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro – um marco na época – no qual a artista também se destacou.
“Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro. Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas, recentemente, está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais. O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015).
A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a “pequena notável”, como a cantora era conhecida, e sobre a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.
“As interpretações dos atores obedecem a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.
A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são: o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca ainda criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra ‘MAR’ aparece no porto, e ‘MÃE’, na casa dos pais da cantora.
Sobre Kleber Montanheiro – Direção, Cenários e Figurinos.
Multiartista com 30 anos de carreira, é diretor cênico, cenógrafo, figurinista, iluminador e artista visual em expografia. Indicado a mais de 25 prêmios (FEMSA, APCA, Shell, Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio DID – Destaque Imprensa Digital) em diversas categorias, foi contemplado pela maioria delas. Destacam- se em sua direção espetáculos como “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda; “Carmen, a Grande Pequena Notável”, de Heloísa Seixas e Júlia Romeu; “Nossos Ossos”, do livro homônimo de Marcelino Freire e, atualmente, “Tatuagem”, um musical adaptado do filme de Hilton Lacerda, pelo qual recebeu indicações aos prêmios Bibi Ferreira e APCA como melhor diretor. Por “Carmen, a Grande Pequena Notável”, recebeu o Prêmio São Paulo de Melhor Figurino. Está indicado ao prêmio DID – Destaque imprensa Digital como melhor diretor pelo espetáculo musical “Tatuagem” e foi recentemente vencedor do prêmio APCA de melhor direção do ano de 2022 pela mesma montagem.
Sobre Heloisa Seixas – Autora do Livro e do Roteiro da Peça.
A carioca Heloisa Seixas trabalhou muitos anos na imprensa do Rio de Janeiro antes de dedicar-se exclusivamente à literatura. É autora de mais de 20 livros, incluindo romances, contos, crônicas e obras infanto-juvenis, além de peças de teatro. Foi cinco vezes finalista do prêmio Jabuti e duas vezes finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, com seus livros “Pente de Vênus, “A Porta”, “Pérolas Absolutas”, “O Oitavo Selo” e “Agora e na Hora”. Seu livro mais recente é “O Livro dos Pequenos Nãos”, da Companhia das Letras, semifinalista do prêmio Oceanos. Autora dos musicais “Era no Tempo do Rei” e “Bilac Vê Estrelas”, ambos em parceria com Julia Romeu, Heloisa fez para o teatro a peça “O Lugar Escuro”, uma adaptação de seu livro homônimo sobre a doença de Alzheimer. Este espetáculo rendeu para a atriz Camilla Amado o Prêmio Especial APTR de 2014.
Sobre Julia Romeu – Autora do Livro e do Roteiro da Peça.
Em parceria com Heloisa Seixas, Julia Romeu escreveu os musicais “Era no Tempo do Rei” (2010), com músicas de Aldir Blanc e Carlos Lyra; e “Bilac Vê Estrelas” (2015), que venceu os prêmios Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro, Shell e APTR, com canções de Nei Lopes. As duas também são autoras do livro “Carmen: A Grande Pequena Notável”, a biografia de Carmen Miranda para crianças, vencedora do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção de 2015. Além disso, ela trabalha como tradutora literária há mais de dez anos e é mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ.
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 outubro de 2000, após uma grande reforma de adaptação do Edifício Tancredo Neves, com o objetivo de reunir em um só lugar todas as formas de demonstração de arte e criatividade possíveis, para levá-las ao público da capital.
O edifício Presidente Tancredo Neves faz parte de um conjunto de obras arquitetônicas assinadas por Oscar Niemeyer. Com o seu imenso projeto paisagístico, idealizado por Alda Rabello Cunha, o prédio conta com amplos espaços de convivência, café, restaurante, galerias, sala de cinema, teatro, salas multiuso, jardins e uma praça central para eventos abertos, onde são realizados shows, espetáculos e performances.
Ficha Técnica
Autoras do livro e adaptação teatral: Julia Romeu e Heloisa Seixas. Direção, cenários e figurinos: Kleber Montanheiro. Desenho de luz: Marisa Bentivegna. Direção Musical: Ricardo Severo. Visagismo: Anderson Bueno. Elenco: Amanda Acosta (Carmen Miranda), Daniela Cury, Gustavo Rezende, Gabriella Britto, Jonathas Joba, Júlia Sanchez e Roma Oliveira. Músicos: Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Fernando Patau. Direção de produção: Maurício Inafre. Produção: Uma Arte Produções Artísticas & Cia Da Revista. Assessoria de imprensa: Luiz Alberto Osório – Agenda KB Comunicação.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Localização | SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF
Carmen, a Grande Pequena Notável
Musical
Sessões | Quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Sessões extras | Sábado, às 16h
Sessão extra com tradução para Libras | 10/06, sábado, às 16h
Duração | 80 minutos
Local | Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço | SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF
Temporada | de 24 de maio a 11 de junho de 2023
Ingresso | R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade do teatro | 327 lugares (sendo 07 espaços para cadeirante e 03 assentos para pessoa portadora de obesidade)
Classificação indicativa | livre
Informações
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: [email protected]
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil
Ficha técnica do espetáculo
Carmen, A Grande Pequena Notável
Patrocínio | Banco do Brasil
Realização | Centro Cultural Banco do Brasil
Dramaturgia | Heloisa Seixas e Julia Romeu
Direção | Kleber Montanheiro
Diretores assistentes | Ana Elisa Mattos / João Victor Silva / Larissa Matheus
Elenco | Amanda Acosta – Carmen Miranda
Daniela Cury – Mãe / Freira / Corista
Gustavo Rezende – Pai / Freira / Mario Cunha / Empresário Americano
Gabriella Britto – Aurora Miranda / Secretária do Cassino / Corista
Jonathas Joba – Livro / Narrador
Júlia Sanchez – Madame Boss / Madre Maria José / Isaura / Corista
Roma Oliveira – Criança / Josué de Barros / Dono do Cassino
Direção Musical e Arranjos | Ricardo Severo
Músicos | Betinho Sodré
Fernando Patau
Mauricio Maas
Monique Salustiano
Coreografia e Direção de Movimento | Keila Fuke
Cenário e Figurinos | Kleber Montanheiro
Visagismo | Anderson Bueno
Assistente de Cenário e Figurinos | Thaís Boneville e Marcos Valadão
Pintura Artística de Cenografia e Figurinos | Victor Grizzo
Produção de Época | Luma Yoshioka
Cenotécnicos | Alício Silva e Evas Carretero
Iluminação | Marisa Bentivegna
Operador De Luz E Assistente De Iluminação | Claudio Gutierres
Adereços | Michele Rolandi
Costureiras | Creuza Medeiros / Mariluce Constantina Da Costa / Salomé Abdala
Design de Som | André Omote
Fotos | Leekyung Kim / Guto Muniz
Registro em Vídeo e Direção e Imagens | Ícaro Bueno
Projeto Gráfico | Heron Medeiros
Assessoria de Imprensa | Luiz Alberto Osório – Agenda Kb Comunicação
Operador de Som | Kleber Marques
Camareiros | Jô Nascimento / Celeste Da Silva
Contrarregragem | Marcos Valadão
Microfonista | Julia Mauro
Produção Local | Elisa Mattos
Produção Executiva e Diretor de Palco | Regilson Feliciano
Assistente de Produção | Vitor Julian
Direção de Produção e Administração | Maurício Inafre
Idealização do Projeto | Kleber Montanheiro
Produção | Uma Arte Produções Artísticas & Cia da Revista