NASA revela traje que será usado pela primeira mulher a ir à lua
A primeira mulher e primeira pessoa negra a andar na lua usará um traje espacial de última geração para explorar o satélite natural da terra em 2025. A NASA revelou, na quarta-feira, o protótipo da roupa que irá proteger a astronauta e um colega que a acompanhará de altas temperaturas, trará maior flexibilidade do que trajes anteriores e será capaz de armazenar ferramentas especializadas para atender às necessidades de exploração do local.
Denominado como unidade de mobilidade Extraveicular Axiom, o traje é desenvolvido pela empresa Axiom Space e incorpora a tecnologia mais recente de blindagem de temperaturas e outros perigos suscitados pela atmosfera lunar.
Além disso, a roupa tem capacidade de promover alta mobilidade para os astronautas que estão incumbidos de testar o hemisfério sul da lua, inexplorado até então, na missão ARTEMIS III, em 2025. Apesar do modelo mostrado no evento ser da cor preta, o traje será branco, como os anteriores, para que a cor reflita o calor e não o absorva o lado mais claro da lua, que será explorado em 2025, registra até 127 graus celsius. A camada de cobertura, branca, está em desenvolvimento.
O administrador associado da NASA Bob Cabana resume que o traje atende com sucesso a todas as demandas da missão, que tem como objetivo iniciar uma exploração que permita que humanos fiquem em território lunar por um longo prazo.
Vale ressaltar que o protótipo será entregue à NASA ainda este ano e será testado em ambiente espacial antes de ser levado à lua.