Hemocentro promove coletas de sangue em Ceilândia e no Parque da Cidade
A fundação hemocentro de Brasília promove, nesta semana, duas ações de coleta externa de sangue em alusão ao mês da mulher a unidade móvel do hemocentro estará na casa da mulher brasileira, em Ceilândia. Na quinta-feira, a ação será no Parque da Cidade, em parceria com a administração do espaço e a secretaria de esporte e lazer do Distrito Federal. Nesta quarta, a unidade móvel atenderá, das 9h às 16h, homens e mulheres interessados em doar sangue.
Todas as vagas disponibilizadas no site Agenda DF já foram preenchidas, porém será possível realizar encaixe de doadores não agendados, a depender da disponibilidade. Já para quinta, as vagas para doação ainda estão abertas no site agenda DF. A coleta também será realizada das 9h às 16h, no estacionamento 13 do Parque da Cidade.
Durante a ação, a administração do parque, órgão vinculado à secretaria de esporte e lazer, vai promover o evento beleza no sangue, com atividades gratuitas, como design de sobrancelha, bioimpedância, maquiagem express, revitalização da face, bate papo sobre cuidados com a saúde, sorteios, entre outras.
Vale ressaltar que o ônibus do hemocentro fará até 100 coletas por dia nas cidades do DF com R$ 2,4 milhões em investimentos, a unidade móvel possibilita a coleta de sangue em diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do hemocentro em um ônibus adaptado e equipado para receber os doadores. A unidade possui capacidade de atendimento para até 100 coletas de sangue por dia. O ônibus armazena em temperatura adequada as bolsas de sangue coletadas no dia para processamento de até quatro diferentes hemocomponentes, assim como ocorre nas doações realizadas na sede da instituição.
O hemocentro reforça que uma doação pode salvar até quatro vidas. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do hemocentro para saber se está apto a doar sangue. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.