Grupo LEVVO celebra 25 anos de feitos e impactos sociais
O evento ocorre nesta terça-feira (26/09), no Espaço Oscar Niemeyer
Inovação, eficiência operacional, diversidade, inclusão, bem-estar dos seus colaboradores, cuidando das pessoas e do planeta. Sustentado por esses pilares, o Grupo LEVVO, celebra seus 25 anos na terça-feira, 26 de setembro, às 19h, no Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes).
Fundado pela empresária Laura Oliveira, que lançará na ocasião a sua autobiografia “Voando Alto: Como Tirar Champanhe de Pedregulho”, o grupo possui três frentes de atuação: food service pela LEVVO Comércio, responsável por 19 pontos da rede McDonald’s espalhadas pelo Distrito Federal e em Goiás; energia renovável com a LEVVO Energia; e um forte trabalho de desenvolvimento social através do LEVVO Instituto. Com impactos sociais que reverberam em várias regiões, além de ser destaque com boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e empregabilidade, a empresa soma motivos para comemorar suas bodas de prata.
Premiada com selo Great Place to Work Brasil (GPTW), a LEVVO é reconhecida no ranking de gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no país, resultado de mais de duas décadas de comprometimento com um ambiente de trabalho seguro, saudável, sustentável e que promove a inclusão de gênero e PCD.
Empregabilidade, valorização e empoderamento
O grupo surgiu em 1998, com a operação de franquias da rede internacional. Hoje são sete restaurantes (sendo cinco, drives), 11 quiosques da marca internacional e um McCafé – uma aventura detalhada nas páginas do livro de Laura. Até hoje, mais de 41 milhões de clientes já foram atendidos nas franquias. Ao longo desse tempo de gestão, aproximadamente sete mil pessoas foram contratadas e treinadas. O treinamento anual para cada colaborador soma cerca de 100 horas, o que contabiliza mais de 690 mil horas de treinamentos já realizadas.
De 1998 a 2008, a força de trabalho nas franquias McDonald’s sob a sua gestão saltou de 50 para 240. Quinze anos depois, em 2023, o crescimento foi de 380% com 500 pessoas empregadas. Dos postos de liderança, 95% iniciou a carreira como atendente. Atualmente, o quadro de trabalho é composto por 58,1% de mulheres, 40,8% de homens e 1% de pessoas Trans e outros gêneros, sendo que, no total, 51% atua como primeiro emprego.
Com um quadro de colaboradores preenchido 54% por mulheres, a LEVVO é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma empresa que valoriza e empodera esse grupo. A companhia é signatária da plataforma dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) e do movimento Ela por Elas, ambos da ONU, cujos objetivos são guiar as empresas no empoderamento das mulheres dentro da própria companhia e nas comunidades onde atuam.
Sustentabilidade e transformação social
Como ideia inicial para a geração de energia elétrica renovável e limpa para as unidades de food service, o grupo lançou, em 2018, a LEVVO Energia. Para isso, foram erguidas duas usinas solares fotovoltaicas. A iniciativa, que surgiu para valorizar a política de sustentabilidade, evitou a emissão de 1.164 toneladas de CO² no meio-ambiente, o equivalente ao cultivo de 4.730 árvores. A energia gerada é suficiente para abastecer 529 mil geladeiras ou 10,4 milhões de banhos quentes de 10 minutos.
Os resultados impactantes da LEVVO Energia levou a ampliação das ações do grupo nos cinco princípios da ODS: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Nascia, no mesmo ano, o braço social da companhia.
O LEVVO Instituto é resultado de um antigo desejo da empresária Laura Oliveira: melhorar a qualidade de vida da população menos favorecida, através de ações de ações e projetos transformadores. O instituto oferece capacitação e qualificação profissional, visando a geração de renda para mulheres, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.
O principal projeto do instituto atualmente é o Jeans do Bem, que oferece cursos de costura e atividades complementares de cidadania com objetivo de reciclar e gerar economia circular. A ação recolhe peças jeans e de lona que seriam descartadas para que elas sirvam de matéria prima para novas peças.
O braço social da LEVVO, promove programas de coletas de eletrônicos, de cobertores, de cuidados na primeira infância e street dance para cadeirantes. Todos renderam frutos, a exemplo do Concurso Miss Cadeirante, criado para resgatar a autoestima das pessoas com deficiência. O instituto vem ampliando a cada ano as suas ações, promovendo projetos de Educação e Empoderamento Feminino, através da inclusão de mulheres no mercado de trabalho, e o apoio a refugiados.
Autobiografia
Em “Voando Alto: Como Tirar Champanhe de Pedregulho”, que será lançado na noite do dia 26, Laura Oliveira conta a sua trajetória. O livro, com prefácio do vice-presidente do McDonald´s Brasil Dorival Oliveira Jr, narra a história de uma cuiabana radicada em Brasília, que se tornou uma das mais importantes self-made-woman do País e colecionadora de prêmios importantes.
Fundadora do Grupo LEVVO, Laura é integrante de grupos empresariais como LIDE e LIDE MULHER (Grupo de Líderes Empresariais), Grupo Mulheres do Brasil, Câmara de Comércio Brasil/Índia (WICCI). Atualmente, está como vice-presidente do CODESE/DF (Conselho de Desenvolvimento Econômico), e é também, fundadora do Fundo Dona de Mim. É formada em Administração, com dois MBAs pela FGV, possui curso de Liderança e Negociações em Harvard e um terceiro MBA pela Fundação Dom Cabral.
Serviço
Celebração 25 anos Grupo LEVVO
Dia: 26 de setembro, terça-feira
Hora: 19h
Local: Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes)