Feira da Profissões propõe imersão universitária para estudantes de escola pública

Feira da Profissões propõe imersão universitária para estudantes de escola pública

Durante os dois dias de feira, o espaço também estará aberto à comunidade de forma gratuita

Segundo uma pesquisa divulgada no primeiro semestre deste ano pelo Instituto Semesp – responsável por diversas pesquisas relacionadas ao ensino superior no Brasil, entre eles o Mapa, constatou o baixo número de jovens brasileiros no Ensino Superior, apenas 19,7% (4,1 milhões) do público entre 18 e 24 anos, dão continuidade nos estudos por meio da graduação.

Entre os fatores que geram desestímulo e levam os jovens a não dar continuidade nos estudos estão as questões financeiras e o acesso às informações sobre profissões e carreiras – um contato mais próximo com as universidades para instigar e inspirar os alunos que estão prestes a concluir o Ensino Médio.

A partir desta premissa, e em consonância com o Plano Nacional de Educação que estabeleceu a meta de alcançar 7 milhões de estudantes ingressos no Ensino Superior até o final de 2024, a Estácio promove, na próxima quarta e quinta feira (4 e 5 de outubro), a Feira das Profissões. A ação tem o objetivo de reunir mais de 1.000 alunos de escolas públicas que estão no 3o ano do ensino médio, para uma grande imersão ao universo da graduação, mostrando as oportunidades de cada curso e carreiras a seguir, a partir da interação com professores e estudantes.

Para a ação, o Centro Universitário Estácio de Brasília disponibilizou para as mais de 10 escolas públicas de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Guará, 22 ônibus para fazer o transporte.

Durante os dois dias de feira, o espaço também estará aberto à comunidade de forma gratuita, na quarta-feira pelo período da tarde (13h30 às 17h), e na quinta-feira (8h às 11h30), com ações da área da saúde, direito, tecnologia, comunicação e apoio de profissionais tirando as dúvidas de cada profissão.

Fábio Venégas, Reitor do Centro Universitário Estácio de Brasília

A TV Cultura Brasília conversou com o reitor Fábio Venégas, responsável pela instituição que vai promover o evento, o Centro Universitário Estácio de Brasília. O profissional além de compartilhar mais detalhes sobre a feira, também fez uma avaliação do cenário atual relacionado a busca pelo ensino superior. Confira:

Quais serão os tipos de atividades que os alunos vão fazer durante a visita?
Teremos ilhas de práticas das profissões, atendimento de especialistas em cada área. Além de ações de acadêmicas temáticas de cada curso.

Fazendo uma análise dos últimos cinco anos, como você avalia essa crescente da baixa procura do ensino superior por estudantes que concluem o médio? Quais fatores em sua opinião tem levado a essa “desmotivação” ?
Os efeitos da pandemia, distanciaram os jovens dos estudos. Além das dificuldades financeiras, a falta de interesse da família pelo desempenho do aluno também refletiram.

As dificuldades de aprendizagem e com a saúde mental atingida acaba gerando uma baixa motivação.
São fatores ambientais, econômicos, sociais, psicológicos, emocionais, dentre outros.

Hoje quais são os cursos mais procurados e concorridos?
Enfermagem
Direito
Análise de desenvolvimento de sistema
Fisioterapia
Educação Física
Odontologia

Quais os diferenciais dos cursos da Estácio, o que o senhor pode destacar?
Destacamos como diferencial da Estácio a experimentação e inovação constantes. As modalidades dos cursos permitem adaptação na rotina do aluno, além do método de ensino unificado em todo o País.
Temos uma ótima biblioteca digital e laboratórios de ponta para cada área escolhida, e sempre, com um olhar voltado para a empregabilidade.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )