Denúncias apontam suposta fraude nos certificados de candidatos aprovados no processo seletivo da FAB de 2017 a 2022

Denúncias apontam suposta fraude nos certificados de candidatos aprovados no processo seletivo da FAB de 2017 a 2022

A justiça militar está apurando denúncias feitas à Força Aérea Brasileira, que apontam irregularidades na emissão de certificados dos candidatos aprovados no processo seletivo da FAB de 2017 a 2022. A maioria dos documentos fraudulentos teria sido emitida pelo Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) e não possuía o registro obrigatório no Ministério da Educação ou na Secretaria de Educação.

A documentação apresentada por alguns candidatos não continha sequer um histórico escolar, além disso, 208 certificados apresentavam numeração sequenciada. A Força Aérea declara que “no intuito de garantir a lisura dos processos seletivos, a Força Aérea Brasileira realiza verificações rigorosas, junto às instituições de ensino e aos conselhos de classe, da documentação apresentada pelos candidatos”.

Todos os anos, a Força Aérea Brasileira em todo o país abre processos para ingresso na força. A seleção destina-se a convocar e incorporar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), que preencham os requisitos específicos exigidos no edital.

A FAB já apurou a fraude de outros oficiais aprovados que tiveram sua candidatura anulada na corporação. A falsificação ou o uso indevido do diploma universitário são ações com previsão nos artigos 297 e 304 do Código Penal Brasileiro. Responde pela mesma pena tanto aquele que fabrica o diploma falso quanto aquele que usa o documento de forma errada, o que acarreta a demissão ou o afastamento do candidato. A TV Cultura Brasília entrou em contato com a FAB para falar sobre o caso, mas até o momento não houve resposta.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )