Com pneumonia, presidente Lula cancela viagem de negócios à China
O presidente Lula viajaria ontem (26) para a China em busca da ampliação das relações comerciais entre os dois países. Na comitiva, estariam centenas de empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros.
Após ter sido diagnosticado com pneumonia leve na última quinta-feira (23), a recomendação médica foi para que o presidente adiasse a viagem até que o ciclo de transmissão viral acabe.
VEJA A NOTA MÉDICA NA ÍNTEGRA:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio” – Secretaria de imprensa da Presidência da República
Com o cancelamento da ida de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita ao país asiático neste momento.
Esta seria a terceira viagem internacional de Lula e a primeira a um país asiático após assumir seu terceiro mandato – antes, o presidente foi à Argentina e aos Estados Unidos.
De acordo com a presidência, as autoridades chinesas foram informadas sobre o cancelamento do compromisso e a remarcação da viagem será feita, mas ainda não há data prevista para o encontro entre os presidentes.