Cinema europeu engajado por um mundo melhor

Cinema europeu engajado por um mundo melhor

Filmes de dez países prometem mobilizar público por mudanças na área de direitos humanos

De 13 a 22 de maio, o público poderá assistir na Mostra de Cinema Europeu 2022, a filmes premiados nos principais festivais internacionais, como Cannes, Prêmios César e Goya, entre outros, disponíveis gratuitamente na plataforma, sujeitas a um limite de 400 visualizações por filme. O evento integra a programação da XVIII Semana da Europa, organizada pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil. A produção e curadoria é da Sétima Cinema.

São documentários, dramas e comédias de dez países europeus (Alemanha, Bélgica, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polônia e Portugal) que, além de apresentarem diferentes realidades e culturas, também induzem à reflexão sobre temas
como mudanças climáticas, saúde coletiva, direitos das mulheres, equidade de gênero, direito das crianças, igualdade e tolerância nas relações raciais, justiça social e choque cultural nas questões de migração, entre outros. Destaque para três  co-produções: “Chuva
é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (Portugal e Brasil), “Gods of Molenbeek” (Finlândia, Bélgica e Alemanha), além de  “Sanremo” (Eslovênia e Itália).

“Os direitos humanos estão protegidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Portanto, é um tema muito apropriado para se explorar numa mostra de cinema, sobretudo porque ele é muito caro para a UE, que atua para garantir que os direitos universais sejam respeitados, além de ser extremamente atual”, comenta o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

“A mostra pretende sensibilizar o público sobre temas urgentes e atuais, por meio do audiovisual de impacto. E a linguagem cinematográfica tem esse poder de mobilizar e provocar reflexões sobre algo que é tão importante para nós, num momento em que
precisamos reafirmar os valores dos direitos humanos e o respeito às diferenças”, lembra Sabine Plattner, presidente da EUNIC Brasília.

De acordo com ela, colocando o público para pensar e, principalmente, agir, o audiovisual de impacto atinge seu objetivo de transformação social espalhando sementes para um mundo mais inclusivo, acolhedor, democrático, igualitário e sustentável.

Confira a programação completa no site, clicando aqui.

 

EUNIC no Brasil e no mundo

A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada pela EUNIC Brasília, que representa os estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.


A EUNIC é uma plataforma global que reúne os 27 países membros da UE em mais de 100 países do mundo através de uma rede de 132 “clusters”, juntando as experiências dos países membros, dos países associados e dos parceiros locais.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e o desenvolvimento local. Existem hoje seis clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Em Brasília, a EUNIC é presidida, em 2022, pelo Goethe Institut, cabendo as três vice-presidências à Portugal (Camões – Centro Cultural Português em Brasília), Aliança Francesa de Brasília e Embaixada da Bélgica.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )