Caixa-econômica paga hoje (30) a nova parcela para os beneficiários com NIS de final nove.
A caixa econômica federal paga nesta quinta-feira a parcela do novo bolsa família aos beneficiários com número de inscrição social de final 9. Essa é a primeira parcela com o adicional de cento e cinquenta a famílias com crianças de até seis anos.
O valor mínimo corresponde a seiscentos reais, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para seiscentos e sessenta e nova e noventa e três centavos. Segundo o ministério do desenvolvimento e assistência social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará mais de vinte e uma milhões de famílias, com gasto de 14 bilhões de reais.
Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, mais de um milhão de beneficiários foram excluídos do bolsa família e seiscentos e noventa e quatro mil famílias foram incluídas, das quais trezentos e trinta e cinco mil com crianças de até 6 anos. Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar bolsa família.
O valor mínimo de seiscentos reais foi garantido após a aprovação da emenda constitucional da transição, que permitiu a utilização de até cento e quarenta e cinco bilhões de reais fora do teto de gastos neste ano, dos quais setenta bilhões destinados a custear o benefício.
O pagamento do adicional de cento e cinquenta reais só começou neste mês, após o governo fazer um pente-fino no cadastro único para programas sociais do governo federal, a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de cinquenta reais por gestante, por criança de sete a doze anos e por adolescente de doze a dezoito anos. No modelo tradicional do bolsa família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês.
O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo caixa tem usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.