Barbie apresenta sua primeira boneca com síndrome de Down

Barbie apresenta sua primeira boneca com síndrome de Down

Visando a representatividade, nesta última terça-feira (25) a Mattel anunciou o lançamento de sua boneca que representa uma pessoa com Síndrome de Dow

A nova edição da Barbie apresenta uma escultura facial e corporal ilustrativa de mulheres com Síndrome de Down. O rosto apresenta uma forma mais arredondada, orelhas menores, ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa, o corpo mais curto e o torso mais longo. Suas palmas incluem uma única linha, uma característica frequentemente associada às pessoas com Síndrome de Down, que foram criados com orientação de especialistas da Sociedade Nacional da Síndrome de Down dos Estados Unidos (NDSS).

Reprodução/Mattel

O modelo faz parte da linha Barbie Fashionistas, que oferece representações mais diversas de beleza a fim de combater o preconceito acerca de deficiências físicas. A coleção já contem bonecas  com aparelhos auditivos, com perna protética, acompanhada de uma cadeira de rodas, e até uma com vitiligo, a boneca mais vendida em 2020 nos Estados Unidos.

Além da ilustração facial e corporal, todos os detalhes foram pensados. A estampa do vestido da nova Barbie tem borboletas em cores amarelas e azuis, símbolos e cores associadas à conscientização da Síndrome de Down. O colar da boneca também tem significado: o pingente rosa com três chevrons (símbolos em formato de V) para cima é o símbolo que une a comunidade e representa as três cópias do cromossomo 21, material genético que causa as características associadas à Síndrome de Down.

“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as encoraja a brincar com bonecas que não se parecem com elas”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel e chefe global de barbie & dolls, em comunicado divulgado. McKnight fala que o objetivo da Mattel com a boneca é “combater o estigma social por meio da brincadeira”.

Depois de uma queda nas vendas e muitas criticas envolvendo a estética “perfeita” das Barbies lançadas pela marca, a Mattel transformou a Barbie em uma representação mais realista, tornando as novas bonecas mais inclusivas e diversificadas em sua aparência.

Reprodução/Mattel

*Por Brenda Beheraborde sob supervisão de Olímpio Bisneto  

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )