120 pessoas com deficiência são atendidas gratuitamente

120 pessoas com deficiência são atendidas gratuitamente

Centro de Equoterapia atende gratuitamente 120 pessoas com deficiência no Riacho Fundo. O espaço abriga uma parceria entre a PMDF e a Secretaria de Educação.

Dentro do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar, no Riacho Fundo, funciona um projeto que melhora a qualidade de vida de pessoas com deficiência. É o Centro de Equoterapia, que oferece tratamento terapêutico gratuito para melhorar a coordenação motora e a interação social dos pacientes.

A iniciativa é promovida pela PMDF em parceria com a Secretaria de Educação e atende, por até dois anos, 120 pessoas com deficiência a partir de 3 anos. Das vagas, 60% são destinadas a alunos da rede pública, 30% são para dependentes dos policiais militares e o restante fica disponível para a comunidade em geral.

O projeto atende pacientes com vários diagnósticos, como síndromes raras, síndrome de Down, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, AVC e esclerose múltipla. Para participar, é necessário ter encaminhamento médico. Quem se inscreve entra numa fila de espera e aguarda até ser convocado. Uma avaliação do caso clínico é feita após a convocação, para que o tratamento seja iniciado. Semanalmente, o paciente faz uma sessão de 30 minutos, em que é auxiliado por professores e policiais a circular em cima do cavalo num galpão fechado, conhecido como picadeiro, e realizar atividades de desenvolvimento motor.

A interação com o cavalo é a principal responsável pelos benefícios da equoterapia. Durante o circuito com o cavalo, os pacientes com dificuldade motora são estimulados a se movimentarem por meio do animal. Além disso, a terapia ajuda nas questões emocionais, empoderando o paciente e fazendo com que ele interaja com o animal.

O projeto é desenvolvido por 15 policiais e até oito servidores cedidos pela Secretaria de Educação. Além disso, 12 cavalos da polícia montada são usados exclusivamente para a terapia, que ocorre de terça a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h às 19h.”

FONTE: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/03/12/centro-de-equoterapia-atende-gratuitamente-120-pessoas-com-deficiencia/

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )