Sessão de cinema enriquece aprendizado para alunos de escolas públicas

Sessão de cinema enriquece aprendizado para alunos de escolas públicas

A ação faz parte do projeto “Vamos ao Cinema”, que conta com o patrocínio da Oi e apoio do Instituto Oi Futuro, e visa promover formação em audiovisual nas unidades de ensino público do DF

Uma das maiores diversões é assistir uma sessão de cinema com direito à pipoca e refrigerante. E se for acompanhado dos amigos então, o programa fica melhor ainda. No dia 7 de julho, 100 alunos do ensino médio das escolas públicas do Paranoá, Santa Maria e Gama viverão essa experiência, no Espaço Itaú, do CasaPark. Mas o programa vai muito além da diversão e faz parte do currículo de algumas escolas que participam da segunda edição do projeto “Vamos ao Cinema”, iniciado em março em escolas públicas do Distrito Federal, Piauí e São Bernardo do Campo (SP).

A sessão será às 13h30 com a exibição do filme “Thor-Amor e Trovão”,  seguida de um bate-papo com a cineasta Caroline Brito e Luciana Alencar, coordenadora pedagógica do projeto, que falarão sobre o crescimento do mercado do audiovisual e, de como os jovens podem abraçar essa carreira, em ascensão, contando com um aliado que já faz parte do nosso dia a dia: o telefone celular.

O evento marca o encerramento do primeiro semestre das oficinas realizadas pelo projeto, onde os estudantes realizaram a produção de 11 filmes em curta-metragem, que estão em fase de finalização. “O Vamos ao Cinema é uma proposta, essencialmente, profissionalizante e nós queremos reforçar essa ideia para esses estudantes em busca de uma escolha profissional. Nosso esforço é unir a linguagem do cinema à prática social consciente mostrando um caminho possível para o futuro desses jovens através do audiovisual”, afirma Valéria Marcondes, coordenadora do projeto.

O “Vamos ao Cinema” 2022 tem patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do DF, e apoio do Instituto Oi Futuro e é um projeto profissionalizante, que oferece formação em toda a rede produtiva do audiovisual, para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. São oficinas de produção audiovisual, elaboração de projetos e introdução ao design para redes sociais e jornalismo cultural.  Todas as atividades são permeadas pelas oficinas da Agenda 2030- um plano global com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- lançada pela ONU em 2015, como forma de ampliar a consciência social da nova geração.

No segundo semestre, o projeto terá continuidade em quatro escolas do DF. Entre elas o CEMI do Gama (Centro Integrado de Ensino Médio) e o CED (Centro Educacional) 310 de Santa Maria, que já estão confirmadas. As escolas interessadas em participar do “Vamos ao Cinema”, no segundo semestre, poderão entrar em contato com a produção do projeto pelo site https://www.vamosaocinema.org.br/contato/.  

SOBRE O PROJETO

A iniciativa nasceu em 2009 com o objetivo de propiciar acesso ao cinema aos jovens do Ensino Médio, com debates após as sessões. Diante do interesse dos alunos sobre o assunto, em 2019, ganhou novo formato se transformando em escola de audiovisual tratando sobre a gama de profissões que envolvem a produção de um filme. 

O projeto “Vamos ao Cinema” 2022 traduz o compromisso da Oi com questões sociais e integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia. Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Serviço:

VAMOS AO CINEMA
Quando: 2ª etapa – de 16 de agosto até 23 de novembro de 2022
Onde: escolas de Santa Maria e Gama, com vagas para mais duas escolas do ensino médio. As escolas interessadas podem fazer contato através do site https://www.vamosaocinema.org.br/contato/.
Oficinas: gratuitas
Siga as redes sociais e saiba mais: https://linktr.ee/projetovamosaocinema    

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )