Documentário sobre a história da arte transformista de Brasília estreia no próximo dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+
“Um salto alto” resgata, de forma inédita, nomes e memórias de artistas que construíram a cena transformista da capital nas décadas de 60, 70, 80 e 90
No próximo dia 28 de junho o Distrito Federal vai parar e voltar seus olhos para o Complexo Cultural Samambaia, a partir das 19h. O close é certo para a cerimônia de lançamento do documentário “Um Salto Alto – A história da arte transformista do Distrito Federal”. Uma noite mágica, quando será revelado ao público, pela primeira vez na história, de onde surgiram os primeiros artistas, casas e eventos dedicados à arte transformista da capital.
O jornalista Luís Plasmo, que dá vida a drag queen LuShonda, grande comunicadora popular do nosso quadradinho conduz o longa com maestria, apresentando e entrevistando personagens icônicos entre artistas, produtores e público que resistiram em manter viva a chama da arte transformista ao longo das décadas até chegarmos as drag queens, como conhecemos hoje. Personagens que trazem relatos de superação de quem teve que brilhar nos palcos e ainda lidar com preconceito, ditadura, HIV/AIDS e outras série de questões para conquistar espaço e criar oportunidade para as novas gerações.
O documentário é resultado de um ano de pesquisa, com levantamento de arquivos inéditos, preservados pelo Arquivo Público do Distrito Federal, fotografias e reportagens disponibilizadas pelo Correio Braziliense, pela Fundação Cultural de Brasília e acervos pessoais, além de reunir e dar voz a mais de 20 de lendas de Brasília, do Goiás, de São Paulo, Minas Gerais e até da Europa através dos depoimentos gravados. “Esse documentário é um resgate de nomes e memórias de quem fez acontecer, com trajetórias emocionantes que marcaram gerações. Eu só estou aqui hoje por causa deles”, reitera LuShonda.
O projeto é realizado com recurso do FAC DF (Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e tem previsão de circulação até o segundo semestre de 2023, em mostras e festivais pelo país. A primeira exibição será aberta ao público, em uma noite de brilho e glamour para celebrar a história da art transformista do DF e o nosso dia do orgulho LGBTQIAPN+, como há muito tempo é esperado. A entrada é gratuita mas os assentos são limitados. É pra ficar na história, ou melhor, para continuar a história. VIVA A ANCESTRALIDADE! É a LuShonda, meu amor.
Cerimônia de pré-estreia
Documentário “Um salto alto – a história da arte transformista do Distrito Federal”
Data: 28 de junho de 2023
Local: Complexo Cultural Samambaia
Horário: 19h