Em um ano Brasília subiu mais de sessenta posições no ranking de cidades empreendedoras e foi para o quarto lugar no Brasil

Em um ano Brasília subiu mais de sessenta posições no ranking de cidades empreendedoras e foi para o quarto lugar no Brasil

Em um ano, a capital federal saltou da sexagésima nona posição para o quarto lugar no Índice de Cidades Empreendedoras em 2023, de acordo com levantamento da Escola Nacional de Administração Pública com apoio da Endeavor, uma rede internacional de apoio a empreendedores, que avaliou os 101 municípios mais populosos do Brasil.

Brasília ocupa agora a quarta posição, atrás apenas de São Paulo, Florianópolis e Joinville. A ascensão no ranking se deve em grande parte às políticas públicas do governo do Distrito Federal voltadas ao incentivo ao mercado e ao desenvolvimento econômico da cidade.

O estudo aponta que a redução nos valores de IPTU, imposto sobre serviços e imposto sobre circulação de mercadorias e serviços no DF em comparação com outras cidades do país contribuíram para o destaque de Brasília. Além disso, o governo implementou o programa Desenvolve-DF, que concede benefícios econômicos para empresas, permitindo que empresários locais tenham acesso a terrenos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal por meio da concessão de direito real de uso, a preços menores do que as concessões ordinárias.

Outros aspectos que contribuíram para o resultado positivo incluem o alto PIB per capita, a concentração de empresas de maior porte e o maior valor médio de compras governamentais, esses dois últimos fatores devido à posição de Brasília como sede do governo federal.

CATEGORIAS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )