Secretaria de saúde está ampliando a oferta de vagas para sessões de hemodiálise

Secretaria de saúde está ampliando a oferta de vagas para sessões de hemodiálise

A secretaria de saúde do Distrito Federal vai ampliar a oferta de vagas para sessões de hemodiálise em clínicas da rede privada, por meio de contratos de prestação de serviço. A expectativa é zerar a lista de espera entre os pacientes em tratamento contínuo, neste momento com aproximadamente 130 nomes, e liberar leitos de enfermaria e de UTI ocupados unicamente para a realização do procedimento. A ampliação dos atendimentos deve ocorrer a partir de abril.

Os hospitais regionais de Sobradinho e de Taguatinga, além do Hospital de Base e do Hospital Universitário de Brasília. Têm como foco realizar a hemodiálise dos pacientes com condições renais críticas ou que estejam internados por outros motivos. Atualmente, porém, 45 leitos estão ocupados por falta de horários nas sete clínicas contratadas para o atendimento de pacientes crônicos que precisam de hemodiálise regularmente.

A mudança da forma de atendimento também deve significar economia. Já que uma diária em um leito de terapia intensiva custa até cinco mil reais, muito mais que o necessário para um procedimento rotineiro de hemodiálise. O distrito federal registra anualmente mais de duas mil pessoas que se submetem a diálise, seja hemodiálise ou pelo método peritoneal.

De acordo com o Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, por aqui são 737 pacientes por milhão de habitantes com necessidade do procedimento, a quinta maior incidência no brasil. As principais causas são doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que impactam no funcionamento dos rins.

Sintomas como náusea, vômito, baixa apetite, períodos de confusão mental e câimbras podem ser relacionados ao desequilíbrio da ureia. Nestes casos, a porta de entrada é uma das cento e setenta e cinco unidades básicas de saúde, onde é possível realizar verificação de pressão arterial e glicemia, além de ser avaliada a função renal. De acordo com os resultados, o paciente é encaminhado para uma consulta nefrologia. Somente em 2022, foram mais de cinquenta mil atendimentos com especialistas.

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )