As escolas públicas do DF receberão um reforço de mais de sessenta milhões de reais direcionado para merenda escolar
Todos os dias o governo do Distrito Federal, serve mais de 500 mil refeições aos estudantes da rede pública de ensino. A alimentação é considerada uma etapa importante dentro da aprendizagem e terá um incremento no orçamento, que permitirá uma maior variedade do cardápio e enriquecimento nutricional.
Recentemente, o DF teve pouco mais de cinquenta por cento de reajuste no valor pago pelo programa nacional de alimentação escolar, que cuida da merenda. Com o aumento do repasse, a rede pública de ensino receberá mais de sessenta milhões em 2023 para melhorar a oferta da merenda dos alunos.
Na prática, isso significa uma variedade maior do cardápio e um enriquecimento em valores nutricionais. O GDF passa a receber esse valor de imediato, o que permitirá aumentar a oferta de proteínas servidas aos estudantes, adquirir novos insumos e até testar a aceitação de outros entre os alunos.
No Brasil, o orçamento destinado diretamente ao programa nacional de alimentação escolar vai saltar de quatro bilhões para mais de cinco bilhões de reais em 2023. No Distrito Federal, o aumento supera os cinquenta por cento, enquanto em outras unidades da federação ficou na ordem de trinta e seis por cento.
Além do reforço no orçamento, a pasta trabalha em outras frentes para que a melhor comida possível chegue até o prato dos estudantes. As ações vão desde a capacitação das merendeiras, até a compra de alimentos orgânicos da agricultura familiar. O projeto previsto para o segundo semestre letivo.