Cartilha ensina a liberar emoções de bem-estar e felicidade
Para celebrar o Dia Internacional da Felicidade, comemorado nesta segunda-feira, o Conselho Federal de Química está disponibilizando a cartilha “Química das Emoções”. A entidade destaca a importância de o ser humano manter o bem-estar em dia e lembra que a felicidade é um processo químico que começa no cérebro. A cartilha descreve todos os hormônios produzidos pelo corpo humano e como eles interferem em nosso estado físico e mental, envolvendo os vários sentimentos que experimentamos em cada ocasião ao longo do dia.
A endorfina, denominada o hormônio da felicidade, é um neurotransmissor que ajuda na superação de vícios, na modulação da dor, no fortalecimento da imunidade e no funcionamento do cérebro, além de aliviar o estresse, a tensão e induzir sentimentos de prazer. Ela também promove o efeito antienvelhecimento e aumenta a disposição e a resistência física e mental. Caso esses hormônios químicos estejam desregulados, o corpo reage com mau humor, irritação, ansiedade, insônia, estresse, falta de disposição, tristeza e até depressão.
De maneira geral, para que o ser humano tenha um nível satisfatório de hormônios no corpo, ele deve ter uma alimentação bastante saudável e variada, visando à qualidade alimentar. Ao mesmo tempo, não deve esquecer a prática de atividades físicas, ligada à endorfina, que também regula a sensação de felicidade, bem-estar e prazer.
Outros hormônios associados à questão do bem-estar são a ocitocina, que proporciona a sensação de amor, prazer e afeto; a dopamina, que regula o humor e a sensação de satisfação; e a melatonina, que reduz o envelhecimento e regula o sono. A cartilha “Química das Emoções” pode ser conferida na íntegra no site do Conselho cfq.org.br