Sistema penitenciário economiza 9 milhões de reais com audiências virtuais

Sistema penitenciário economiza 9 milhões de reais com audiências virtuais

As audiências virtuais resultaram em uma economia de 9 milhões ao sistema penitenciário. Segundo relatório da secretaria de estado de administração penitenciária, houve redução com o transporte de custodiados e a realização de escoltas. As audiências telepresenciais na esfera criminal foram implementadas em 2020 pelo tribunal de justiça do DF e territórios em parceria com o GDF. A intenção era possibilitar a realização de audiências durante a pandemia de COVID-19.

Segundo o relatório, as audiências virtuais, além de reduzirem gastos com transporte de custodiados, resultaram em ganhos com relação a pessoal, visto que é necessário um menor número de policiais penais para realização das escoltas.

Também trouxeram benefícios à segurança, já que acontecem no interior do complexo penitenciário, ou seja, em um ambiente controlado, monitorado e gerido pela polícia penal do Distrito Federal.

Em 2020, diante da pandemia de covid-19, o TJDFT, em parceria com a SEAPE, fez investimentos na montagem de salas para oitiva dos presos no interior dos estabelecimentos prisionais do complexo penitenciário da papuda e na penitenciária feminina, a colmeia. Foram instaladas câmeras, computadores e toda uma estrutura tecnológica que possibilitou a realização dessas audiências. Atualmente, são 27 salas de videoconferência nos estabelecimentos prisionais do Distrito Federal.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/sistema-penitenciario-economiza-r-9-mi-com-audiencias-virtuais-do-tjdft

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )