Vacina contra HPV tem baixa cobertura.

Vacina contra HPV tem baixa cobertura.

Sete em cada dez casos de câncer de colo de útero são causados por um vírus que já tem vacina de prevenção disponível gratuitamente no sistema único de saúde. Esse vírus é o papilomavírus humano, o HPV. Ele também causa nove em cada dez casos de câncer de ânus e está relacionado a neoplasias malignas no pênis, vagina, vulva, boca e garganta. Mesmo com tantas evidências do perigo que representa estar desprotegido contra essa infecção sexualmente transmissível, o programa nacional de imunizações, constatou queda na proteção do público-alvo dessa vacina no ano passado.

Segundo dados divulgados pelo ministério da saúde em 21 de fevereiro, 87,08% das meninas brasileiras entre 9 e 14 anos de idade receberam a primeira dose da vacina em 2019, e em 2022, a cobertura caiu para 75,81%. Entre os meninos, a cobertura vacinal caiu de 61,55%, em 2019, para 52,16%, em 2022. O ministério informou ainda que, entre as meninas, a cobertura da vacina contra o HPV, em 2022, alcançou 77,37% na primeira dose, e 58,29%, na segunda dose. Entre os meninos, 56,76% receberam a primeira dose, e apenas 38,39%, a segunda.

Além do público-alvo que são para adolescentes de 9 a 14 anos, pessoas de até 45 anos podem obter a vacina em clínicas privadas de imunização, segundo autorização da agência nacional de vigilância sanitária, a ANVISA. Pessoas que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos também podem ser vacinados gratuitamente no sus, em algum centro de referência de imunobiológicos especiais, com o esquema de três doses.

As estimativas do ministério da saúde dão conta de que cerca de metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer do colo de útero têm entre 35 e 55 anos de idade e muitas, provavelmente, foram expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos de idade.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-03/baixa-cobertura-vacinal-contra-hpv-favorece-casos-de-cancer

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhar isso

Comentários

Wordpress (0)
Disqus (0 )